CheckOK - Verificação Eletrônica de Crédito


São Paulo 26/02/2015




 
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Você Sabia como funciona o serviço Alerta de Documentos?


É um serviço de utilidade pública, inteiramente gratuito, disponível para consumidores e empresas, clientes ou não da CheckOK, que permite o registro de documentos (cheque, RG, carteira de trabalho, CPF, carteira de habilitação e título eleitoral) que tenham sido objeto de furto, roubo, extravio ou cancelamento, repassando para o comércio em geral, fornecedores e prestadores de serviços que acessam a base de dados da CheckOK, inibindo dessa forma, a ação de golpistas e estelionatários





 
 
 
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Em janeiro, Serasa registra uma tentativa de fraude a cada 16 segundos.

O Indicador Serasa Experian registrou em janeiro 168.944 tentativas de fraude, ou seja, uma tentativa a cada 15,9 segundos no país.


A tentativa de fraude é o roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios ou para obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos.

Entre as principais tentativas de golpe apontadas pelo Indicador Serasa Experian estão a emissão de cartões de crédito, com o golpista solicitando umcartão de crédito com identificação falsa ou roubada; financiamento de eletrônicos no varejo, no qual o golpista compra um bem eletrônico (TV, aparelho de som, celular etc.) usando uma identificação falsa ou roubada; compra de celulares com documentos falsos ou roubados; abertura de conta em banco; compra de automóveis; abertura de empresas. Em todos os casos quem arca com a conta é a vítima ou a instituição financeira.



A telefonia foi responsável por 71.478 registros, totalizando 42,3% do total de tentativas de fraude registradas no mês. O setor de serviços (construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral, salões de beleza, pacotes turísticos) teve 47.356 registros, equivalente a 28% do total. O setor bancário foi o terceiro da lista, com 34.826 tentativas, 20,6% do total. O segmento varejo teve 12.251 tentativas de fraude, registrando 7,3% das investidas contra o consumidor.


Segundo a Serasa Experian, é comum que pessoas forneçam dados pessoais em cadastros na Internet sem verificar a idoneidade e a segurança dos sites. "Além disso, os golpistas ainda costumam comprar telefone para ter um endereço e comprovar residência, por meio de correspondência, e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas", diz a entidade.


A Serasa Experian responde diariamente a 6 milhões de consultas, auxiliando 500 mil empresas de diversos portes e segmentos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio, desde a prospecção até a recuperação.

Para evitar golpes, a Serasa orienta as empresas a pedir sempre dois documentos originais (como RG, CPF, Carteira de Habilitação) e verificar inconsistências nos documentos apresentados.

Fonte: uol.com.br


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